segunda-feira, 2 de julho de 2012

Reflexão Crítica

Definir a ciência não é tarefa fácil, pois como salientado por Tomanik (2004) é impossibilitado adotar uma definição única devido ao caráter dinâmico que a ciência deve ter para que se possa constituir em conhecimentos efetivos e úteis. Buscando entender melhor a conceituação do termo, a Enciclopédia Universal diz que ciência é qualquer campo de estudo sistemático, ou corpo de conhecimentos, que pretende, através de experimentação, observação e dedução, produzir explicações fidedignas de fenômenos.


Um importante complemento sobre a ciência é que existe diferença entre a ciência pura e a ciência aplicada. A ciência pura pesquisa os próprios fatos e princípios científicos enquanto que a ciência aplicada trabalha com a aplicação prática.

As conquistas científicas vêm com quebras de paradigmas que são introduzidos a partir de conceitos que são aceitos como “corretos” em decorrência de outros que são rejeitados, assim os cientistas têm acumulado muitos conhecimentos científicos.

Para Le Coadic ‘a informação é a seiva da ciência. Sem informação a ciência não pode se desenvolver e viver. Sem informação a pesquisa seria inútil e não haveria o conhecimento’(2004, p. 26).

Com relação à Ciência da Informação também não existe um consenso acerca do conceito de informação em discussões na Ciência da Informação, e até o momento não se apresentou uma definição consensual entre os teóricos da área devido à complexidade que envolve a semântica dessa palavra e por ser a Ciência da Informação considerada relativamente uma área do conhecimento nova em relação a outras áreas, como as exatas e humanas por exemplo.

O conceito de informação acaba permeando diversas áreas do conhecimento. No entanto, teóricos conceituados como Capurro e Hjørland apontam que:

quando usamos o termo informação em CI, deveríamos ter sempre em mente que informação é o que é informativo para uma determinada pessoa. O que é informativo depende das necessidades interpretativas e habilidades do indivíduo (embora estas sejam frequentemente compartilhadas com membros de uma mesma comunidade de discurso)(CAPURRO E HJØRLAND, 2007, p. 154-155).

Na presente dissertação, apresentarei uma pesquisa que será desenvolvida com o processo de interação entre o nativo digital e a interface informacional do jogo eletrônico a ser escolhido pela orientanda. A contribuição da pesquisa vem do processo que ocorre entre os sujeitos envolvidos e quais informações esses adquirem. Partindo da pergunta problema que envolve a pesquisa: Qual a interação entre os nativos digitais e a interface informacional do jogo? Desenvolvo reflexões acerca do meu projeto de pesquisa como bem salientado por Tomanik (2004) quando diz que: ‘[...]qualquer avanço da ciência representa sempre a soma de muitos esforços, de inúmeros pequenos progressos, obtidos cada um deles, a partir de um sem-números de tentativas fracassadas e de umas poucas bem sucedidas’(p. 27). Também reflito que a ciência é uma atividade humana passível da influência do homem(TOMANIK, 2004, p. 23)
 
Alessandra

CAPURRO, Rafael; HJØRLAND Birger. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 1, p. 148-207, jan./abr. 2007.

LE COADIC, Yves-François. A Ciência da Informação. Tradução de Maria Yeda F. S. de Filgueiras Gomes. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

TOMANIK, Eduardo A.; O olhar no espelho: “conversas” sobre a pesquisa e Ciências Sociais. Maringá: Eduem, 2004. 2 ed.

Biblioteca Universal, Dísponivel em: http://www.universal.pt/main.php?id=34&p=1&s=33 acesso 01 de julho de 2012.



Um comentário:

Rodrigo Gonçalves Calazans disse...

É sempre legal passear pelos blogs da turma!
Sabe Alessansdra foi muito legal fazer essa diciplina e perceber o quanto pudemos desenvolver nossos projetos!

Quanto a ciência tenho uma visão parecida com Le Coadic, percebo que ela é um campo de batalha, fruto de uma corrida pelo inditismo e por quem publica primeiro. Percebo a não neutralidade do cientista e muito menos do campo científico, que busca sempre discursos que se assemelham com sua necessidade!