domingo, 8 de julho de 2012

Fundamentação Teórica


A pesquisa será fundamentada com teóricos que abordam os principais fundamentos da Ciência da Informação como: Borko(1968), Wersig e Neveling (1975), Wersig (1993), Saracevic (1996) Capurro (2003) Capurro e Hjørland (2007), Barreto (2007), Le Coadic (2004); autores que conceituam e problematizam os jogos eletrônicos: Huizinga (2001), Steven Johnson (2005), Gee (2004), Norman (2008), Mastracola (2012), Brancher (2009), Alves (2005); autores que fundamentam os chamados ‘nativos digitais’: Marc Prensky (2001), Monteiro (2009), Mattar (2010); teóricos da interação humano computador: Barbosa e Silva (2002). Abaixo aponto principais pontos de alguns desses autores:

1. Informação

Le Coadic conceitua informação como “um conhecimento inscrito (registrado) em forma de escrita (impressa ou digital), oral ou audiovisual, em um suporte” (LE COADIC, 2004, p. 4).

2. Jogos Eletrônicos

Para Huizinga o jogo é um dos elementos mais fundamentais da cultura humana e afirma que: “o jogo é o fato mais antigo que a cultura, pois esta, mesmo em suas definições menos rigorosas, pressupõe sempre a sociedade humana” (HUIZINGA, 2001, p. 3).

3. Nativos Digitais

Para Monteiro (2009) hoje, essa geração representa 50% da população ativa (pessoas de até 25 anos), mas em 2020, com o crescimento demográfico, eles serão 80% da população.

4. Interação Homem Computador

Segundo Barbosa e Silva (2002 a “interface de um sistema interativo compreende toda porção do sistema com a qual o usuário mantém contato (físico ou perceptivo) ou conceitual durante a interação”.

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