quinta-feira, 29 de maio de 2008

"A fonte"

O Mito da Caverna é uma metáfora muito atual para descrever a situação que se encontra a humanidade. Para o filósofo Platão estamos condenados a ver sombras a nossa frente e acreditar que são verdadeiras.
Essa é uma poderosa maneira de encarar as coisas sempre com um lado crítico e ainda inspirar uma atitude de reflexão e mudança.

O filósofo, para Platão, era aquele que buscava a sabedoria.Para seguir este caminho é preciso afastar as sombras passageiras é preciso andar em busca da luz. É preciso que cada qual se dirija para à sabedoria, que cada qual conheça a si mesmo .

""ao lado do cipreste branco, à esquerda da entrada do inferno está a fonte do esquecimento vou mais além, não bebo dessa água, chego ao lago da memória que tem água pura e fresca, digo aos guardiões da entrada: "sou filho da terra e do céu dai-me de beber pois tenho uma sede sem fim (...), me tira essa vergonha, me liberta dessa angústia, me livra desse ódio..." (Renato Russo) .

Nenhum comentário: